• image1
  • image2
  • image3

Aguarde, em breve.

Os programas de Pós-Graduação da USP tem o apoio de agências financiadoras de pesquisa e formação de recursos humanos, que são: CAPES, CNPq e FAPESP,  que oferecem bolsas de estudos aos alunos matriculados.

A Pós-Graduação do Programa conta com o apoio de bolsas de estudo da CAPES/PROEX (26 bolsas), CNPq       (9 bolsas), conforme seus próprios Critérios e requisitos para concessão de bolsas (pdf). Os recursos provenientes da taxa de bancada de bolsas CNPq poderão ser utilizados conforme as Informações para utilização da Taxa de Bancada (pdf).

Os alunos devem fazer a sua solicitação de bolsa no período de matrícula através de formulário específico e entregar na secretaria do Programa.

O Comitê Gestor/PROEX do Programa é responsável pela seleção, concessão e o acompanhamento dos bolsistas.

Aos bolsistas do Programa PROEX é obrigatório o estágio de docência, Programa de Aperfeiçoamento de Ensino - PAE, parte integrante da formação do pós-graduando, objetivando a preparação para a docência, e a qualificação do ensino de graduação. A partir, da 1ª solicitação de renovação de bolsa será verificado se o aluno está cursando e/ou realizando o estágio de docência.

As bolsas oferecidas pela FAPESP são concedidas diretamente para o aluno, mediante solicitação do orientador.

CAPES e o CNPq através de programas específicos oferecem bolsas para que os doutorandos possam desenvolver parte do seu trabalho de tese em instituições estrangeiras.

Dentre os programas específicos os orientandos poderão realizar o Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) pela CAPES.

A Universidade de São Paulo através de parceria com instituições estrangeiras os alunos de doutorado, poderão preparar a tese visando a dupla titulação

O programa participa do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD) da CAPES que tem por objetivo promover a integração de pesquisadores brasileiros e ou estrangeiros, em estágio pós-doutoral, a participar de projetos que estão sendo desenvolvidos pelos orientadores do Programa. Este tem duas bolsas de 12 meses, podendo ser renovada anualmente até 60 meses.

Informações sobre a Portaria CAPES nº 206, de 04 setembro de 2018, dispõe sobre obrigatoriedade de citação da CAPES

A tese de doutorado deverá ser elaborada sob supervisão do orientador até a redação final.

A tese de doutorado deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.

Quando houver necessidade de alteração no projeto de tese, por alguma intercorrência, reapresentar na Comissão Coordenadora do Programa e em paralelo a Comissão Científica do InCor do HCFMUSP. As solicitações poderão ser realizadas até 12 meses antes do prazo de inscrição no Exame de Qualificação,  e quando da aprovação da CAPPesq entregar uma cópia na secretaria da Coordenação.

Exame constituirá da análise dos créditos obtidos, da apresentação do projeto de tese, composto por: Introdução, Material e Métodos, Resultados Parciais e Referências Bibliográficas.

No exame de qualificação, o aluno pode ser aprovado ou reprovado, não havendo atribuição de conceito.

O aluno que for reprovado no exame de qualificação poderá repeti-lo apenas uma vez, em prazo não superior a cento e oitenta dias contados a partir da data de realização do primeiro exame.

A comissão examinadora será composta por três integrantes com título mínimo de Doutor(a) ou superior, sendo pelo menos um deles Orientador(a) do Programa.

O orientador, e/ou co-orientador não poderá fazer parte da comissão julgadora do EQ.

Para os alunos que não optaram pelo novo Regimento de Pós-Graduação

A inscrição para o Exame de Qualificação (EQ) deve ser realizada quando atingido até 60% do prazo do curso do aluno, e a realização do EQ até 120 dias após a data da inscrição.
    a. Inscrição para alunos doutorado com mestrado: 21 meses
    b. Inscrição para alunos doutorado direto: 28 meses

Quando da realização do EQ, o aluno deverá ter cumprido 50% do total de créditos exigidos em disciplinas.

Para os alunos que optaram pelo novo Regimento de Pós-Graduação

inscrição para o Exame de Qualificação (EQ) deve ser realizada quando atingido até 50% do prazo do curso do aluno, e a realização do EQ até 60 dias após a data da inscrição.
    a. Inscrição para alunos doutorado com mestrado: 24 meses
    b. Inscrição para alunos doutorado direto: 24 meses

Orientações para o Exame de Qualificação aprovadas pela CPG/FM em 11/05/2017.

As demais informações estão no Regulamento da Cardiologia, item VIII, pg 5, disponível nas Normas.

O aluno matriculado poderá ser desligado do curso nos seguintes casos:

• Se for reprovado duas vezes na mesma disciplina ou reprovado em três disciplinas distintas;
  • Se não efetuar a matrícula regularmente em dois períodos letivos consecutivos dentro do prazo previsto no calendário escolar fixado pelo CoPGr;
  • Se não for aprovado no exame de qualificação nos prazos estabelecidos neste Regimento;
  • Se não cumprir as atividades ou exigência nos prazos regimentais;
  • A pedido do interessado.
  • A CCP poderá estabelecer no Regulamento do Programa, critérios para desligamento baseados em desempenho acadêmico e científico insatisfatórios.

Doutorado

ALEXANDRE DE MATOS SOEIRO