O Programa de Pós-graduação de Cardiologia da FMUSP conta com a infra-estrutura do Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Além de toda a estrutura assistencial do InCor, o mesmo dispõe de laboratórios com atividade clínica, de pesquisa e de ensino, funcionando como uma plataforma de investigação para atividades da pós-graduação. E importante salientar que aproximadamente 10% dos 75 mil m2 do InCor representam áreas exclusivas para desenvolvimento de atividades de pesquisa incluindo os laboratórios abaixo e um Centro de Pesquisa Translacional e um Centro de Apoio a Pesquisa Pré-clinica:

  • Laboratório de Informática Medica
  • Laboratório de Imunologia
  • Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular
  • Laboratório de Patologia Cardíaca
  • Laboratório de Metabolismo de Lípides
  • Laboratório de Ventilação Pulmonar
  • Laboratório de Fisiologia do Exercício
  • Laboratório de Biologia Vascular
  • Laboratório de Pesquisa em Órgãos e Tecidos
  • Laboratórios de Investigação Médica da FMUSP (LIMs) (Laboratório de Genética e Cardiologia Molecular,  Laboratório de Pneumologia, Laboratório de Cirurgia Cardiovascular, Laboratório de Histocompatibilidade e Imunidade Celular,  Laboratório de Pesquisa em Cirurgia Torácica, ligados ao Departamento de Cardiopneumologia). 

O InCor tem 150 leitos de Unidade de Terapia Intensiva, que contam com monitorização hemodinâmica de última geração, além de monitorização e suporte ventilatório, suporte circulatório e neurológico. Além disso, o InCor é o único hospital público universitário que tem disponível a tecnologia de assistência circulatória, com dispositivos de alta tecnologia como oxigenação por membrana extracorpórea e ventrículos artificiais. Todo esse material está à disposição do nosso Programa.

Também é válido ressaltar que nossa instituição tem 3.300 mil funcionários, uma biblioteca que conta com um acervo de 1782 livros, e nessa casa estão anualmente 125 residentes das áreas de cardiologia, cirurgia cardiovascular, pneumologia, cirurgia torácica e anestesiologia, além de 134 estagiários da área de saúde. Esse grande número de profissionais em contato com milhares de pacientes cardiopatas e dispondo de infra-estrutura para atendimento assistencial, ensino e pesquisa, oferece ao nosso Programa plataforma única para o desenvolvimento de projetos capazes de formar adequadamente o aluno além de ter potencial impacto na sociedade.

A visão de pesquisa multiusuário é inerente à estrutura do Hospital das Clínicas, que de uma maneira interdisciplinar, promove a integração dos serviços e da plataforma de pesquisa entre os institutos que o compõem (InCor, Instituto Central, Instituto do Câncer, Instituto de Ortopedia, Instituto de Pediatria, Instituto de Psiquiatria, Instituto de Radiologia, Instituto de Reabilitação e hospitais de apoio).

 

O Serviço de Biblioteca, Documentação Científica e Didática “Prof.Luiz Venere Décourt do InCor/HC-FMUSP, possui um acervo especializado em cardiologia. O acesso a informação do acervo está on line, disponibilizado no site da biblioteca http://biblioteca.incor.usp.br/portal/