O Programa de Pós-Graduação em Cardiologia Senso Estrito da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo compreende um conjunto de atividades programadas, avançadas e individualizadas, acompanhadas por orientador, que incluem e privilegiam o ensino e a pesquisa, procurando sempre a integração do conhecimento. Deve ser entendida como um sistema de formação intelectual e, ao mesmo tempo, de produção de conhecimento em cada área do saber. Este programa tem como sede o Instituto do Coração (InCor) do Hospital das Clínicas da FMUSP. 

Para atingir estes objetivos o programa em Cardiologia recebe como alunos, profissionais titulados médicos e indivíduos de outras formações profissionais, com vínculos ou enviados por instituições universitárias e não universitárias, ligadas ao Sistema de Saúde, ou a centros de pesquisa e ensino e com afinidades à Cardiologia. O recebimento de multiprofissionais é altamente benéfico para o desenvolvimento da pesquisa básica nos projetos de pesquisa do programa.

A apresentação do candidato para a prova de seleção deverá, obrigatoriamente, ser realizada por Docente credenciado como orientador do programa.

Ao término do Curso, após aprovação nas disciplinas,  exame geral de qualificação e na defesa de tese, o aluno receberá o titulo de Doutor em Ciências pelo Programa de Cardiologia da FMUSP.

No Programa a figura do orientador adquire aspectos de extrema importância já que, entre outras, será o responsável:

  1. Pela indicação do aluno;
  2. Pela elaboração do projeto de tese;
  3. Pelo contínuo acompanhamento no desenvolvimento do projeto de tese;
  4. Pelo preparo do aluno para o exame geral de qualificação;
  5. Pela elaboração final da tese de doutoramento, e
  6. Pela publicação da tese sob forma de artigo.