Defesa de Tese

A tese de doutorado deverá ser elaborada sob supervisão do orientador até a redação final.

A tese de doutorado deverá ser uma investigação original, que demonstre a maturidade científica do candidato e contribua com novos conhecimentos para a área.

Quando houver necessidade de alteração no projeto de tese, por alguma intercorrência, reapresentar na Comissão Coordenadora do Programa e em paralelo na Comissão Científica do InCor do HCFMUSP, e quando da aprovação da CAPPesq entregar uma cópia na secretaria da Coordenação. 

O pós-graduando que tenha cumprido todas exigências regulamentares requererá, com autorização do orientador e aprovação do Coordenador do Programa, o julgamento da tese.

Para apresentação da tese, seguir as seguintes instruções, na folha de rosto (bem como na capa do exemplar) deverá constar:

  • Tese apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, para obtenção do título de Mestre/Doutor em Ciências.
  • Programa de: nome completo do programa (Cardiologia).
  • Título da tese: exatamente igual ao aprovado pela CAPPesq ou a mudança autorizada pela CPG.
  • Co-orientador, mencionar apenas se tiver seu credenciamento aprovado pela CPG, verificar na Ficha do Aluno, no sistema Janus.
  • Instruções para elaboração da ficha catolográfica


Instruções para a entrega dos exemplares de tese:

O formulário de Sugestão de Comissão Julgadora, preenchido, deverá ser encaminhado à esta Coordenação, por e-mail, para as devidas correções e aprovação da CCP, com 15 (quinze) dias de antecedência das reuniões da CCP.

Para os alunos que não optaram pelo novo Regulamento (aprovado em 28/08/2014)

A sugestão da Comissão Julgadora deverá constar de 14 (quatorze) nomes para membros, com nome completo, código USP, CPF, Instituição onde trabalha, telefone, endereço, e-mail e linha de pesquisa, aqueles que nunca participaram em bancas deverão preencher o formulário de professor visitante:

  • 06 (seis) membros de dentro: o orientador e cinco professores credenciados do próprio programa como orientador ou responsáveis por disciplinas de pós-graduação e todos os docentes efetivos e aposentados pela FMUSP;
  • 08 (oito) membros de fora: professores de outras instituições, dentre estes poderá ser um do Instituto do Coração e outro do Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP;
  • Ao sugerir ex-alunos dos Programas do Departamento de Cardiopneumologia, somente aqueles que já estiverem publicado a sua tese em revista indexada;
  • Os professores devem ter no mínimo o título de doutor, e pelo menos um examinador deverá ser Professor Associado (Livre-Docente/Adjunto) ou Titular;
  • Na Comissão Julgadora é obrigatória a inclusão de membros que tenham participado do Exame de Qualificação.

Deverão ser entregues na secretaria da Coordenação 11 (onze) exemplares da tese de doutorado e um em mídia digital.

A comissão julgadora da tese de doutorado será constituída de cinco examinadores indicados pela CPG (5 titulares e 5 suplentes).  Os membros indicados deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor, e, pelo menos um dos examinadores deverá ser professor associado ou titular. 

O orientador, membro nato, será o presidente da comissão julgadora. Na composição da comissão julgadora, no mínimo, três dos membros, bem como seus suplentes, deverão ser estranhos, respectivamente, ao Programa, ao Departamento e à Faculdade de Medicina.  Orientadores e professores responsáveis por disciplinas, credenciados pela CPG e/ou CoPGr no programa, serão considerados membros da Área.

 
Para os alunos que optaram pelo novo Regulamento (aprovado em 28/08/2014)

A sugestão da Comissão Julgadora deverá constar de 09 (nove) nomes para membros, com nome completo, código USP, CPF, Instituição onde trabalha, telefone, endereço, e-mail e linha de pesquisa, aqueles que nunca participaram em bancas deverão preencher o formulário de professor visitante:

  1. 03 (três) membros de dentro: professores credenciados do próprio programa, orientador e/ou responsável por disciplina de pós-graduação e todos os docentes efetivos e aposentados pela FMUSP;
  2. 03 (três) membros de fora do programa: docentes USP de outras Unidades, dentre estes poderá ser um do Instituto do Coração e outro do Complexo do Hospital das Clínicas da FMUSP;
  3. 03 (três) membros de fora do programa e da USP: professores de outras instituições;
  4. Ao sugerir ex-alunos dos Programas do Departamento de Cardiopneumologia, somente aqueles que já estiverem publicado a sua tese em revista indexada;
  5. Os professores devem ter no mínimo o título de doutor, e pelo menos um examinador deverá ser Professor Associado (Livre-Docente/Adjunto) ou Titular;
  6. Na Comissão Julgadora é obrigatória a inclusão de membros que tenham participado do Exame de Qualificação.

Deverão ser entregues na secretaria da Coordenação 8 (oito) exemplares da tese de doutorado e um em mídia digital.

A comissão julgadora da tese de doutorado será constituída de três examinadores indicados pela CPG (3 titulares e 3 suplentes).  Os membros indicados deverão ser portadores, no mínimo, do título de doutor, e, pelo menos um dos examinadores deverá ser professor associado ou titular. 

O orientador será o presidente da comissão julgadora, sem direito à voto. Na composição da comissão julgadora, no mínimo, dois dos membros, bem como seus suplentes, deverão ser estranhos, respectivamente, ao Programa, ao Departamento e à Faculdade de Medicina.  Orientadores e professores responsáveis por disciplinas, credenciados pela CPG e/ou CoPGr no programa, serão considerados membros da Área. 

Na falta ou impedimento do orientador, a CPG, designará um substituto, que poderá ser o co-orientador, se for o caso, ou colaborador. 
Não poderão fazer parte das comissões julgadoras parentes consangüíneos, ou não, do aluno. 

Todos os alunos terão a obrigatoriedade de entregar junto com os exemplares da tese e uma mídia digital a seguinte documentação:

  1. Ofício assinado pelo orientador e coordenador do programa atestando que o trabalho está apto para defesa, providenciado pela secretaria da Coordenação de Pós-Graduação;
  2. Documento comprobatório da publicação e/ou submissão do artigo oriundo da tese em periódico com FI da Journal Citation Reports - JCR ou SJR SCimago Journal e Country Rank) ≥ a 1,6;

A publicação deverá ser encaminhada por e-mail: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo. ou O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

O programa financiará a revisão de inglês dos papers através do site www.americanjournalexperts.com, no serviço de edição Premium com prazo normal

O aluno efetuará o pagamento com cartão de crédito e depois solicitará o reembolso.  
O pedido de reembolso, com aprovação do orientador, deverá conter dados bancários (banco, agência, conta) número da carteira de identidade e CPF, endereço, e anexar a fatura do cartão.

No artigo deverá ser mencionado que é produto de tese de doutorado, defendida no Programa de Pós-Graduação em Cardiologia da Faculdade de Medicina, e na relação dos autores constar o nome do(a) orientador(a). 

Se o artigo não for publicado no prazo de 1 (um) ano, e não houver mais interesse da parte do aluno na sua publicação, o(a) orientador(a) poderá fazê-lo e ser o primeiro autor. 

Em 16 de setembro de 2011 a Comissão de Pós-Graduação da FMUSP aprova as normas para apresentação de dissertações e teses sob a forma de compilação de artigos, conforme Of. 0278-11-CPGE - Dissertações e teses com compilação de artigos, e a Comissão Coordenadora do Programa em 27/09/11 aprova com a seguinte ressalva: Adicionar uma publicação em periódico com fator de impacto acima de 2,8.

A defesa da tese obedecerá o seguinte andamento: 

O julgamento da tese será feito em sessão pública, cujo prazo não deverá exceder a cinco horas.
As defesas públicas de teses podem ser realizadas remotamente, mediante recurso de videoconferência, agilizando a formação e a realização das Bancas Examinadoras Circ. CoPGR 24 2011

  • o aluno exporá o conteúdo de seu trabalho no prazo máximo de 60 minutos, previamente à defesa;
  • cada examinador terá o prazo de 20 minutos para argüir, dispondo o candidato de igual tempo para responder, ou, em caso de concordância de ambas as partes, para estabelecer o diálogo. O tempo total não deverá exceder 40 minutos.
  • cada examinador atribuirá aprovado ou reprovado, em sessão secreta, realizada imediatamente após a defesa, sendo que a exposição, referida no primeiro item, não será considerada.
  • será considerado habilitado o candidato que obtiver aprovação da maioria dos examinadores.
  • a comissão julgadora encaminhará o Termo de Julgamento de Defesa à CPG para homologação.


O candidato considerado habilitado na defesa da tese fará jus ao diploma de Doutor em Ciências - Cardiologia. Os diplomas prontos são relacionados em http://www.fm.usp.br/posgrad/mostrahp.php?origem=posgrad&xcod=Diplomas Prontos&dequem=Senso Estrito , senso estrito, e posteriormente retirá-los no Serviço de Pós-Graduação da FMUSP.